12234 - Processos de construção coletiva na implantação do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Sustentabilidade de Brasília (NEPEAS)

Autores

  • Cláudia Souza
  • Janaina Deane de Abreu Sa Diniz Faculdade UNB Planaltina
  • Flávio Murilo Pereira da Costa Professor Adjunto do quadro de professores da Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasilia (UnB)
  • Nina Paula Ferreira Laranjeira Professora da UnB/Campus Planaltina e coordenadora do Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros.
  • Juarez Martins Rodrigues Professor da Licenciatura em Educação do Campo na Faculdade UnB Planaltina
  • Adriana Gregolin Consultora do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, Secretaria de Agricultura Familiar, Ministério do Desenvolvimento Agrário

Palavras-chave:

Núcleos de Agroecologia, Transição Agroecológica, Estudo, Pesquisa, Extensão

Resumo

O projeto de implantação do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Sustentabilidade – NEPEAS, aprovado no Edital 058/2010 do CNPq/MDA, tem sua construção pedagógica e metodológica elaborada a partir das premissas fundantes da Agroecologia enquanto ciência que adota uma visão complexa e ampla das áreas do conhecimento para compreensão e transformação da realidade. O NEPEAS objetiva desenvolver ações educativas, de pesquisa e extensão voltadas para o fortalecimento da transição agroecológica nas comunidades do Entorno do Distrito Federal e Nordeste Goiano. O objetivo deste artigo é apresentar o processo de desenvolvimento deste Núcleo e sua possível contribuição para a mudança de paradigmas na Universidade, na formação de técnicos e nas suas relações com a assistência técnica e extensão rural e com o desenvolvimento rural no Cerrado.

Biografia do Autor

Cláudia Souza

Msc em Ciências, no Curso de Pós-Graduação em Fitotecnia, Área de Concentração Agroecologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Atualmente Técnica especialista Nível IV atuando no Departamento de Extrativismo, Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ministério do Meio Ambiente.

Janaina Deane de Abreu Sa Diniz, Faculdade UNB Planaltina

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Logistica e Organizações (2003), doutorado em Ciências de Gestão - Logística e Estratégia (2008) pelo Centro de Pesquisa sobre Transporte e Logística (CRET-LOG), da Universidade do Mediterrâneo Aix-Marseille II e doutorado em Desenvolvimento Sustentável (2008) pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Administração da Produção, com ênfase em Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: logística, desenvolvimento sustentável, organizações de base econômica familiar, cadeias produtivas do extrativismo vegetal não-madeireiro e da sociobiodiversidade e cadeias produtivas das energias renováveis. Atualmente é professora da Universidade de Brasília, Campus Planaltina.

Flávio Murilo Pereira da Costa, Professor Adjunto do quadro de professores da Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasilia (UnB)

Engenheiro Agronômo pela FCAV/UNESP - Jaboticabal, Mestrado em Agronomia pelo PPG/Fitotecnia da ESAL/USP e Doutorado em Agronomia pelo PPG/Fitotecnia da ESALQ/USP. Atualmente é Professor Adjunto do quadro de professores da Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasilia (UnB), atuando nas disciplinas de Sistemas de Produção Vegetal, Extensão Rural e Agroecologia. Tem experiência nas áreas de Agrometeorologia como ciência básica para o monitoramento de risco climático em seguros agrícolas; em Fitotecnia, com ênfase em Manejo de Sistemas Agŕicolas, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, Agricultura Orgânica, Gestão Ambiental e de Resíduos Agropecuários, Conservação da Água e do Solo, Biologia e Manejo de Plantas Espontâneas, outras Agriculturas, Fruticultura Tropical e temas em Educação Ambiental. Experiência em monitoramento de lavouras seguradas da Agricultura Familiar e em treinamento para multiplicadores de ATER.

Nina Paula Ferreira Laranjeira, Professora da UnB/Campus Planaltina e coordenadora do Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros.

Foi professora da Universidade Católica de Brasília (1993-2004) e servidora do Ministério do Meio Ambiente (2004-2005), sempre atuando na área de educação ambiental. Professora da UnB/Campus Planaltina, desde 2006, e Diretora de Acompanhamento e Integração Acadêmica, a partir de agosto de 2008, no Decanato de Graduação da Universidade de Brasília. Coordena o Programa de Extensão "Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros", desde dezembro de 2008. Áreas de pesquisa: educação ambiental (formal e não formal) e formação de professores de Ciências. Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestra em Geologia pela Universidade de Brasília (1991) e doutora em Geologia pela Universidade de Brasília (2001). Especialista em Ensino de Geociências (UNICAMP/1994) e em Conflitos Socioambientais (UnB/2003).

Juarez Martins Rodrigues, Professor da Licenciatura em Educação do Campo na Faculdade UnB Planaltina

Licenciado em Ciências Agrícolas, especialista em Ecoturismo

Downloads

Publicado

2011-12-23

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)