12183 - Germinação da Semente de Acerola (Malphighia glabra) com diferentes substratos
Palavras-chave:
Malphighia glabra, substratos, germinação, saco recicladoResumo
A acerola ou cereja das Antilhas (Malphighia glabra L., Malphighia punicifolia L. ou Malphighia emarginata DC.) é originária da América Tropical e seu principal atrativo é o alto teor de vitamina C, carotenóides, tiamina, riboflavina e niacina. O experimento foi conduzido no período de Março a Abril de 2011, com o objetivo de avaliar a germinação da semente da Acerola em diferentes substratos. O delineamento experimental foi em blocos inteiramente casualizado, com 4 repetições de 10 sacolas com 5 sementes cada. Os tratamentos consistiram da combinação de 4 substratos (T1 terra vegetal da mata; T2 terra vegetal e esterco bovino curtido (1:1); T3 terra aluvião; T4 terra aluvião, mais esterco bovino curtido (1:1). A emergência da semente se iniciou aos vinte dias após a semeadura, sendo que para esse período o tratamento com solo aluvião e esterco bovino apresentou maior porcentagem de emergência, onde emergiram 32% das sementes. Observou-se nesse momento a menor taxa de emergência, para o tratamento T3, cujos valores foram 16%.Downloads
Publicado
2011-12-29
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).