12151 - Crescimento inicial de mudas de gravioleira em substratos com torta e casca de mamona
Palavras-chave:
Annona muricata, biofertilizante, Ricinus communis.Resumo
Objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes substratos no crescimento inicial de mudas de gravioleira. O experimento foi conduzido na Universidade Federal da Paraíba. Utilizou-se o Delineamento em Blocos Casualizados com 14 tratamentos, quatro blocos e quatro plantas por parcela. As mudas foram formadas em tubets de 250 cm3 contendo diferentes proporções de solo (75 a 90%), de torta de mamona (0 a 15%) e de casca de mamona (0 a 15%), adubados ou não com biofertilizante. Foram utilizados como tratamentos adicionais os substratos contendo areia e esterco bovino curtido na proporção de 2:1 v/v e fertilizante mineral. Foram avaliados o número de folhas, diâmetro e altura caulinar, bem como suas respectivas taxas relativas. Verificou-se que os substratos com torta de mamona em doses abaixo de 5% com adição de biofertilizante possibilitaram maiores alturas e números de folhas nas mudas de gravioleira. Observou-se que as mudas quando submetidas ao aumento da proporção de casca de mamona no substrato apresentaram maior desenvolvimento.Downloads
Publicado
2011-12-29
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).