11996 - Alternâncias educativas e homeopatia agrícola: uma investigação etnográfica sobre a reconversão agroecológica do Assentamento Pe. Jésus – Espera Feliz–MG

Autores

  • Thais Helena Teixeira Universidade Federal de Viçosa
  • Willer Araujo Barbosa Universidade Federal de Viçosa
  • Myriam Raffaela Criscuolo Universidade Federal de Viçosa
  • Karoline Querubim Peixoto Universidade Federal de Viçosa
  • Marília da Silva Angelo Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

educação do campo, agroecologia, homeopatia, acesso à terra

Resumo

Este relato de experiência retrata a vivência desenvolvida nos trabalhos educativos que se processam em um assentamento, realizados através do Projeto Educação do Campo e Homeopatia Agrícola, que faz parte de uma mobilização feita no município de Espera Feliz-MG junto aos agricultores e agricultoras da região. Vem sendo realizado desde fevereiro deste ano de 2011, com o objetivo de fortalecer o saber agroecológico e promover o desenvolvimento local sustentável, que se processa através de um curso de homeopatia agrícola. Buscamos apoiar material e metodologicamente, através de parcerias com órgãos e projetos. Dentre os resultados até aqui alcançados destacam-se a sensibilização das pessoas sobre a importância de uma agricultura que respeite a natureza, com práticas sustentáveis, diversificação e que preservem o meio em que estão inseridos. E o reconhecimento, cada vez maior, do local como parte de suas vidas, se entendendo como parte importante do ambiente.

Biografia do Autor

Thais Helena Teixeira, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Economia Rural. Bolsista de iniciação científica do Observatório de Educação de Campo- Departamento de Educação/CAPES.

Willer Araujo Barbosa, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Departamento de Educação UFV, Fundamentos da Educação, Filósofo, Doutor em Educação.

Myriam Raffaela Criscuolo, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Agronomia pela UFV, Bolsista de iniciação científica do Observatório de Educação de Campo- Departamento de Educação/CAPES.

Karoline Querubim Peixoto, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Ciências Contábeis pela UFV, Bolsista FAPEMIG

Marília da Silva Angelo, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, Bolsista MEC/PROEXT/SESu Programa Teia

Downloads

Publicado

2011-12-27

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)