11922 - Produção de biomassa e teor de óleo essencial de Melissa officinalis L. sob sombreamento em Montes Claros-MG
Palavras-chave:
Plantas medicinais, erva-cidreira, radiação fotossinteticamente ativaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de níveis de sombreamento e tipos de telas de sombreamento na produção de óleo essencial, biomassa e no crescimento de melissa (Melissa officinalis L.) na Região do Norte de Minas Gerais. O experimento foi conduzido no ICA/UFMG no período de 23/10/2010 a 09/01/2011, sendo utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, os tratamentos consistiram em coberturas com telas de sombreamento, Aluminet 50%, Aluminet 75%, Sombrite 50%, Sombrite 75% e a testemunha a pleno sol, com seis repetições. As variáveis analisadas foram massa fresca da parte aérea, massa seca, teor de óleo, rendimento de óleo essencial por planta. A produção da melissa foi afetada pelas condições de cultivo. Foram observadas diferenças para as características de massa seca da parte aérea e produção de óleo essencial. Conclui-se que nas condições do Norte de Minas Gerais a melissa pode ser cultivada a pleno sol ou parcialmente sombreada sem comprometimento da produção de biomassa e óleo essencial. Sendo uma boa opção de renda para o produtor.Downloads
Publicado
2011-12-26
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).