11880 - Produção do tomateiro ‘Floradade’ cultivado sob quatro densidades de plantio no período primavera-verão em sistema de produção de base ecológica
Palavras-chave:
Lycopersicon esculentum, manejo ecológico, população de plantasResumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a produção do tomateiro ‘Floradade’ sob quatro densidades de plantio em sistema de produção de base ecológica. O experimento foi realizado na Estação Experimental Cascata, Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS. O fator experimental estudado foi densidade de plantio em quatro níveis, 2,0; 2,5; 3,0 e 3,6 plantas m-2. O delineamento experimental adotado foi o de blocos completos casualizados. Após cada colheita, os frutos foram pesados e classificados. Ao final do período experimental, foi determinada a produção por planta, o número e a massa média de frutos. Os resultados obtidos mostram que as densidades de plantio de 3,0 e 3,6 plantas m-2 provocaram uma redução do número de frutos por planta. No intervalo entre 2,0 e 3,6 plantas m-2, o aumento da densidade de plantio não proporciona maior produtividade, sendo assim, as densidades de 2,0 e 2,5 plantas m-2 apresentam-se mais adequadas para o cultivo do tomateiro ‘Floradade’ em sistema de base ecológica, por facilitar os tratos culturais e proporcionar melhor ventilação, o que pode contribuir para a redução da ocorrência de doenças.Downloads
Publicado
2011-12-26
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).