11799 - A busca pelo resgate do conhecimento tradicional sobre as plantas medicinais no IFPA - Campus Castanhal
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi resgatar o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais pelos servidores e discentes do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Castanhal. O presente trabalho foi realizado a partir da aplicação de um questionário semi-estruturado com abordagem qualitativa. O levantamento abordou questões referentes ao resgate do conhecimento tradicional. Foram entrevistadas 96 pessoas, sendo as mulheres (57%) e a faixa etária entre 27 e 40 anos dos consultados eram os maiores detentores do conhecimento popular. Os responsáveis pela transmissão do conhecimento tradicional eram os pais (61%), avós (29%), vizinhos (3%) e outros (7%). Eram, em sua maioria, de procedência urbana (64%). Disseram preferir plantas medicinais 45% dos entrevistados, medicamentos sintéticos 18%, optam por ambos 31% e não demonstraram primazia por nenhum dos dois 6%.Downloads
Publicado
2011-11-10
Edição
Seção
VII CBA - 6. Saberes Tradicionais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).