11745 - Tratamentos alternativos no controle de patógenos de sementes de Fava D’anta (Dimorphandra mollis Benth)
Palavras-chave:
Termoterapia, Biológico, Extratos, Qualidade sanitáriaResumo
As sementes de fava d’anta são portadoras de microrganismos que podem interferir na germinação e vigor das sementes. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos dos tratamentos com extratos de canela, pimenta-do-reino, termoterapia, e controle biológico em sementes de fava-d´anta visando o controle de patógenos. A qualidade sanitária foi avaliada pelo método de “Blotter test” com congelamento, com isso foi determinado a percentagem de sementes infestadas. Os resultados obtidos permitiram verificar um bom controle dos patógenos Colletotrichum sp., Aspergillus sp., Fusarium sp. e Rhyzopus sp. pelo tratamento com controle biológico. Todos os tratamentos foram eficientes para reduzir a incidência de fungos Colletotrichum sp. em sementes de fava d’anta. Por outro lado não houve diferença significativa para os fungos Curvularia sp. e Penicillium sp.Downloads
Publicado
2011-12-20
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).