11662 - Redução de fitopatógenos de sementes de arroz através tratamento com extratos vegetais e óleo de nim
Palavras-chave:
Oryza Sativa, Biocontrole, Patologia de sementesResumo
A produção do arroz pode ser afetada por doenças fúngicas, que reduz a qualidade da semente. Neste trabalho, objetivou-se avaliar a redução de fitopatógenos através do tratamento com extratos de vegetais (nim, eucalipto e citronela) e óleo de nim, das cultivares Sertanejo, Agulhinha, Arariba, EPAGRI 108 e EPAGRI 109. As sementes foram submersas nos extratos vegetais e óleo de nim durante dez minutos e, logo após, foram plaqueadas. A avaliação ocorreu após sete dias. O experimento foi inteiramente casualizado com cinco tratamentos e cinco repetições. As espécies de fungos mais freqüentes foram C. lunata, Alternaria sp., Fusarium sp, A. flavus, R. stolonifer. Os tratamentos controlaram a maioria dos patógenos nas variedades Sertanejo, Agulhinha, EPAGRI 108, EPAGRI 109, sobressaindo-se os tratamentos Citronela, Óleo de Nim, e Nim. Já para a variedade Arariba, todos os tratamentos obtiveram bons resultados de controle. Assim, efeito dos tratamentos é diferenciado de acordo com o patógeno.Downloads
Publicado
2013-07-22
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).