11598 - Pesquisa participativa para avaliação e seleção das Sementes da Paixão junto às famílias agricultoras na Paraíba
Palavras-chave:
Agricultura FamiliarResumo
Resumo As sementes crioulas são produzidas em bases agroecológicas e batizadas na Paraíba por Sementes da Paixão e são essenciais para a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras. A experiência aqui relatada objetivou avaliar, de forma participativa com as famílias agricultoras, as características de variedades tradicionais de milho produzidas nos Bancos de Sementes Comunitários e organizar um conjunto de informações que possam servir de subsídios para uma política de sementes adequada à realidade da agricultura agroecológica e camponesa no Estado da Paraíba. Os resultados observados nas variedades crioulas foram fundamentais para a valorização dos conhecimentos e para a produção de sementes crioulas das famílias agricultoras. As Sementes da Paixão apresentaram características produtivas, resistência a patógenos e adaptação ao clima do semiárido, derrubando o mito de que são inferiores às variedades comerciais dos programas públicos de distribuição de sementes. Palavras-chaves: Agroecologia; sementes crioulas; convivência com o semiárido.Downloads
Publicado
2011-12-17
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).