11555 - Integração de práticas culturais para o manejo da traça-do-tomateiro e da mosca-branca em sistemas agroecológicos de produção de tomate
Palavras-chave:
Bemisia tabaci, Tuta absoluta, plantio consorciado, manejo ecológico de pragas, inimigos naturaisResumo
Este trabalho apresenta a consolidação dos resultados obtidos em estudos realizados entre 2004 e 2009 gerando recomendações técnicas de práticas culturais para o manejo ecológico da traça-do-tomateiro e da mosca-branca no agroecossistema do tomate. A estratégia principal utilizada foi a diversificação da vegetação pelo consórcio tomate com coentro. A partir desta estratégia foram realizados experimentos visando testar o efeito do sistema orgânico, em relação ao convencional, e de sistemas de irrigação (aspersão e gotejamento) para serem integradas a esse consórcio. O consórcio tomate-coentro em sistema orgânico com irrigação por aspersão foi a estratégia mais favorável para o manejo da traça-do-tomateiro e da mosca-branca, na estação seca, além de beneficiar as comunidades de inimigos naturais dessas e de outras pragas.Downloads
Publicado
2012-01-09
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).