11531 - Ácaros Associados às Plantas Helicônia (Heliconia spp.), Bastão do Imperador (Etlingera spp), e Sorvete (Zingiber spectabile Griff.) Cultivadas em Diferentes Quintais.
Palavras-chave:
ácaros, plantas tropicais, ocorrênciaResumo
O Estado do Maranhão apresenta condições edafoclimáticas favoráveis ao desenvolvimento da floricultura em boa parte de seu território, possibilitando o cultivo de uma grande variedade de espécies. Este trabalho objetivou conhecer a diversidade da acarofauna associada aos cultivos de flores ornamentais tropicais em diferentes quintais da grande São Luís (MA). As plantas tropicais descritas são Heliconia bihai, bastão do imperador e gengibre ornamental. Fez-se cinco amostragens mensais. O material vegetal coletado foi lavado, os espécimes encontrados foram montados e identificados. Ácaros da família Phytoseiidae e Tenuipalpidae destacaram-se nas três culturas, sugerindo um ambiente em equilíbrio. Ocorreram também as famílias Acaridae, Cryptogmathidae, Asdidae, Stigmaeidae, Cheyletidae, Cunaxidae, Tarsonemidae, Tetranychidae e Tydeidae e as subordens Oribatida e Acaridida mostrando assim a diversidade destes organismos nas culturas.Downloads
Publicado
2011-11-28
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).