11527 - Respostas biológicas de minhocas ao finos de carvão vegetal e propriedades do húmus produzido
Palavras-chave:
Eisenia andrei, minhocultura, biocharResumo
A atividade carvoeira tem grande importância socioeconômica no Rio Grande do Sul. Porém, resíduos da atividade como o finos de carvão, representam um problema ambiental e ainda não tem destino certo. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da adição de finos de carvão ao esterco sobre a biologia de minhocas e nas propriedades químicas do húmus produzido. Os tratamentos constaram de 300 g de esterco bovino com adição de 15 g, 30 g, 45 g ou 60 g de finos de carvão vegetal, sendo a testemunha o esterco sem adição. Em cada unidade experimental colocou-se 10 minhocas da espécie Eisenia andrei. Após 33 dias, não houve diferença estatística entre os tratamentos para número final de indivíduos e biomassa final. Houve redução na produção total de casulos a partir de 45 g. Resposta semelhante ocorreu para o volume final de húmus. Houve tendência de redução nos valores para a maioria dos elementos avaliados com o aumento das doses de finos, exceto para o Ca cujo comportamento foi inverso.Downloads
Publicado
2011-11-28
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).