11517 - Caracterização do Nível de Degradação de Pastagens no Município de Mamonas - MG
Palavras-chave:
Sustentabilidade, extensão rural, gestão ambiental, pastagens degradadasResumo
O aumento nas últimas décadas por produtos de origem animal principalmente carne e leite, provocou a expansão das áreas de pastagens cultivadas no Brasil. Tal fato associado às técnicas de exploração, tem provocado o processo de degradação de pastagens. A degradação pode ser evitada com um sistema de manejo adequado, observando as potencialidades do clima, solo, planta e animal. O trabalho objetivou avaliar o nível de degradação das pastagens em Mamonas, Norte de Minas Gerais. O experimento consistiu em avaliar o nível de degradação das pastagens em cinco propriedades, de acordo com parâmetros descritos por SPAIN & GUALDRÓN (1991). Os parâmetros vigor e qualidade, população de plantas, invasoras, cobertura do solo e erosão foram classificados de acordo com seus níveis na área com notas de 1 a 4, sendo:< 25 %, 26 % a 50%, 51 % a 75 % e > 75 % respectivamente. Desse modo, conclui-se que o principal fator de degradação das pastagens na região é o manejo inadequado do pasto, sendo necessário conscientizar os produtores sobre os prejuízos causados pela má condução do pastejo e levar formas alternativas de alimentação animal no período de seca para reduzir a pressão sobre as pastagens.Downloads
Publicado
2011-12-02
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).