11500 - Sistemas agroflorestais: fonte de alimentos para o manejo de bovinos
Palavras-chave:
alimentos alternativos, práticas locais, agricultura familiarResumo
Na região da Zona da Mata de Minas Gerais, experiências com Sistemas Agroflorestais (SAF´s) e manejo agroecológico vem sendo desenvolvidas por agricultores/as familiares desde meados da década de 1990. A experimentação envolveu, além das comunidades, o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ao longo do processo, constatou-se a baixa integração animal aos SAF´s, o que mobilizou os agentes envolvidos em propostas que potencializassem a integração animal nos agroecossistemas. Dentre as ações desenvolvidas está a sistematização de práticas relacionadas ao manejo alimentar dos bovinos, empregando espécies dos SAF´s e das árvores na pastagem na alimentação dos animais. Busca-se, por meio dessa integração, promover maior dinâmica na ciclagem de nutrientes da propriedade, bem como otimizar os recursos já existentes, fortalecendo a autonomia e a sustentabilidade dos agroecossistemas.Downloads
Publicado
2011-12-02
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).