11497 - Produção orgânica de plantas medicinais no semiárido Norte Mineiro
Palavras-chave:
Plantas medicinais, Tecnologia de Cultivo, AgroecossistemasResumo
Objetivando avaliar a produção de plantas medicinais sob cultivo orgânico, no semiárido Norte Mineiro, cultivos experimentais foram conduzidos no Horto de Plantas Medicinais da Unimontes, campus Janaúba-MG. Avaliou-se as seguintes espécies: Alecrim, Arruda, Calêndula, Erva-cidreira, Funcho-doce, Manjericão, Menta, Orégano e Vinagreira. Após a produção de mudas em viveiro, estas foram transportadas para canteiros de 2m x 4m. Em cada canteiro, foram incorporados 4 kg/m2 de adubo orgânico provindo da mistura de solo e esterco bovino curtido na proporção (1:2). Os dados de produção foram obtidos colhendo a parte utilizada de forma comercial de cada espécie, seguindo as recomendações em literaturas especificas, sendo estimado a produção em toneladas por hectare. Concluiu-se que o cultivo orgânico é eficiente na produção de plantas medicinais e novos estudos devem ser conduzidos a fim de obter informações de como melhorar as estratégias de produção para o incremento de renda e proteção dos agroecossistemas.Downloads
Publicado
2011-12-02
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).