11403 - Efeito da cinza de eucalipto sobre a biologia de minhocas durante a produção de húmus
Palavras-chave:
Eisenia andrei, minhocultura, cinza de madeiraResumo
O descarte de resíduos orgânicos é um problema crescente, possível de ser amenizado por meio de atividades como a minhocultura. As caldeiras industriais produzem um grande volume de cinza de madeira sem um destino certo. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de concentrações crescentes de cinza de eucalipto ao esterco bovino sobre a biologia de minhocas. Os tratamentos foram formados por 300 g de esterco bovino e adicionado a eles 2,5%, 5%, 7,5% e 10% de cinza de eucalipto, sendo o controle o esterco sem adição de cinza. Em cada unidade experimental foram adicionadas 10 minhocas adultas da espécie Eisenia andrei. Não houve diferença estatística entre os tratamentos para as variáveis biomassa, número de indivíduos e volume final de húmus. Porém, a produção de casulos foi significativamente afetada, ocorrendo diminuição à medida que foi aumentado o percentual de cinza. Em contrapartida, houve tendência de aumento nos teores de K e Ca com o aumento da cinza nos tratamentos.Downloads
Publicado
2011-11-03
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).