11384 - Bioatividade de extratos aquosos de Tagetes minuta (Asteraceae) sobre Brevicoryne brassicae (L., 1758) (Hemiptera: Aphididae) e a viabilidade de sua utilização no manejo agroecológico de hortaliças
Palavras-chave:
pulgão-da-couve, chinchilho, extratos botânicosResumo
Visando ampliar as alternativas de manejo para os sistemas de transição agroecológica o presente trabalho propôs investigar a bioatividade de extratos aquosos do chinchilho (T. minuta) sobre B. brassicae em bioensaios de laboratório. Os testes incluíram avaliação sobre a repelência e mortalidade dos insetos, utilizando como planta hospedeira a couve produzida em sistema orgânico. Os extratos foram elaborados a partir da infusão das folhas e flores da planta seca e os insetos utilizados nos ensaios foram provenientes de criação própria mantida em BOD. Conjuntamente ao extrato bruto de folhas e flores, foram utilizadas diluições de 30 e 10%, além das testemunhas água destilada e o produto ecológico teste AGV Xispa-praga. Os resultados apontaram para ação repelente do extrato de folhas e flores bruto e diluído a 30%, e ação inseticida do extrato bruto de flores e diluído a 30%.Downloads
Publicado
2011-11-30
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).