11337 - Atividade microbiana do solo sob agrofloresta e pastagem em área de manejo agroecológico, em Seropédica, RJ
Resumo
Este trabalho avaliou a biomassa microbiana do solo através da determinação da respiração basal do solo (RBS), do carbono da biomassa microbiana do solo (BMS-C) e do cálculo do quociente metabólico do solo (qCO2), em área de manejo agroecológico. O estudo foi conduzido no Sistema Integrado de Produção Agroecológica (SIPA), em Seropédica / RJ. Foram coletadas 5 amostras de solo (0-10 cm) para cada tratamento: um sistema agroflorestal (SAF) e área sob pastagem (Brachiaria brizantha). Não observou-se diferenças estatísticas entre a RBS nas áreas estudadas, diferentemente do que ocorreu com o BMS-C, que foi superior sob pastagem. Entretanto, apoiando-se nos valores obtidos no qCO2, torna-se claro que as perdas de carbono no SAF foram superiores aos da pastagem. Sendo assim, a maior diversidade vegetal no SAF acarretou em maior taxa de RBS. A área de pastagem apresentou maior BMS-C e menor qCO2 quando comparada à área de SAF.Downloads
Publicado
2012-01-26
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).