11308 - Uso e potencialidades da vegetação secundária na comunidade do Projeto de Assentamento São João do Rosário, Maranhão
Palavras-chave:
florística, capoeiras, Swartzia oblata CowanResumo
Resumo: A pesquisa teve como objetivo avaliar a composição florística, fitossociológica e o potencial de uso de espécies arbustivas e arbóreas de capoeiras, no município de Rosário/MA. Foram selecionadas duas áreas de vegetação secundária, para a implantação de parcelas permanentes de monitoramento (PPM) de 50m x 50m. Foram registrados 871 indivíduos com CAP > 5 cm no levantamento. As famílias com maior riqueza de espécies foram: Cannabaceae, Desconhecida, Fabaceae, Hypericaceae, Malvaceae, Urticaceae, Verbenaceae. Na área ”A”, os maiores Valores de Importância (VI) foram relacionados à Swartzia oblata Cowan, Lantana camara L. e Vismia guianensis Choisy. Já na “B” os representantes com maiores valores de VI foram a Cecropia pachystachia Trec , Apeiba tiboubou Aubl e a Celtis sp. Nas duas áreas estudadas o potencial das espécies foram separadas em cinco grupos de uso: madeira, medicinal, alimentação da fauna, alimentação humana e sem uso determinado.Downloads
Publicado
2011-11-27
Edição
Seção
VII CBA - 4. Agroecologia e os Biomas brasileiros
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).