11282 - Qualidade de mudas de menta (Mentha arvensis L.) enraizadas em diferentes substratos, no norte de Minas Gerais
Palavras-chave:
Mentha arvensis L, plantas medicinais, propagação de mudasResumo
Objetivando avaliar a qualidade de mudas de menta em diferentes substratos, foi conduzido um experimento na Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, campus Janaúba-MG, analisando quatro tipos de substratos, sendo: T1 (solo, areia e esterco na proporção 2:1:1); T2 (solo e areia na proporção 1:1), T3 (solo) e T4 (substrato comercial Plantmax). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Foram analisadas em estacas apicais e medianas, as variáveis comprimento de parte aérea e de raízes (cm), massa seca de parte aérea e raízes (g). Para estacas apicais, foi observado diferença significativa entre os substratos para comprimento de parte aérea e de raiz, com efeito superior para o substrato solo, areia e esterco em comprimento de parte aérea. Verificando os dados de massa seca de parte aérea e raiz, não houve efeito de substratos somente para os resultados de massa seca de raiz em estacas apicais. Conclui-se que o substrato solo, areia e esterco é o mais recomendado para o enraizamento de mudas de menta, utilizando estacas apicais e medianas nas condições do norte de Minas Gerais.Downloads
Publicado
2011-11-25
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).