11271 - Projeto PAIS: A experiência da produção de hortaliças agroecológicas no estado da Paraíba
Palavras-chave:
Agroecologia, Sustentável, Agricultores familiaresResumo
O projeto PAIS é uma tecnologia social voltada para o desenvolvimento da agricultura familiar. Inspirou-se na atuação de pequenos produtores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente. Integrando técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais, o modelo busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade rural para diversificar a produção, utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos, alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades e produzir em harmonia com os recursos naturais (SEBRAE, 2006) Iniciou no estado da Paraíba, em 2006 trazendo trabalho e desenvolvimento para 100 famílias do cariri do estado. Atualmente atende 42 municípios, abrangendo as quatro mesorregiões da Paraíba. O resultado da experiência é positivo, haja vista que a população esta sendo alimentada por produtos de qualidade e os produtos são comercializados de forma social e justa, conforme os princípios agroecológicos.Downloads
Publicado
2012-01-01
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).