11245 - Avaliação da atividade biológica do solo em sistemas agrícolas no município de Rio Pomba, Minas Gerais – Set 2010/Jun 2011.
Palavras-chave:
Microbiota do solo, respiração total do solo, indicadores de qualidade do soloResumo
O funcionamento e a sustentabilidade dos sistemas agroecológicos de produção dependem diretamente da atividade biológica do solo. O objetivo deste trabalho foi estudar a atividade biológica de solos submetidos a diferentes tipos de manejo utilizando como indicador a respiração total do solo, em Rio Pomba, MG. Observou-se que a área cultivada com milho apresentou as maiores variações nas taxas respiratórias, enquanto a área de mata apresentou as menores. A análise de componentes principais revelou que a respiração da área cultivada com a goiaba foi a que mais se aproximou do comportamento da mata, já a área cultivada intensivamente com milho apresentou comportamento oposto. Conclui-se que a variação nas taxas respiratórias no solo é maior em solos que apresentam cultivo intensivo. Adicionalmente, que a respiração total do solo pode ser utilizada como metodologia para avaliar a interferência das práticas de cultivo na biota do solo.Downloads
Publicado
2011-11-23
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).