11151 - Sistemas Agroflorestais - SAF’s: estratégia para o desenvolvimento de base local no município de Tomé-Açu
Palavras-chave:
Sistemas agroflorestais, agroecologia, pimenta do reino.Resumo
O relato de experiência refere-se a uma aula prática feita de forma integrada entre as disciplinas de Ecologia, Botânica, Química, Física, Metodologia Cientifica e Matemática para a turma do primeiro semestre de Agronomia do Instituto Federal de Pará - Campus Castanhal no período de 21 á 22 de Junho de 2011, no município de Tomé Açu. Este relato tem como objetivo apresentar a experiência dos sistemas agroflorestais - SAF’s neste município como estratégia para o desenvolvimento de base local. Esse sistema de produtivo em Tomé Açu foi historicamente inseridos nas estratégias dos agricultores como alternativa ao monocultivo da pimenta do reino (Piper nigrum L.) fortemente atacado pela fusariose (Fusarium solani f. sp. piperis) a partir da década de 70. No entanto, desde 1957, timidamente, alguns produtores já vinham trabalhando com esse sistema e mediante a crise da pimenta encontraram nele uma opção econômica para a colônia de japoneses. Atualmente o SAF’s predomina na região, pois reduz o gasto com insumos externo e permite escalonar a produção agrícola gerando renda ao longo de todo o ano.Downloads
Publicado
2012-01-08
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).