11111 - Cobertura, temperatura e umidade do solo sob leguminosas anuais no Médio Vale do Jequitinhonha
Palavras-chave:
FÍSICA DE SOLO, MATÉRIA ORGÂNICA, ADUBO VERDEResumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a cobertura e a manutenção de temperatura e umidade do solo sob diferentes leguminosas utilizadas como adubos verdes nas condições de solo de Cerrado, no Médio Vale do Jequitinhonha, em Comercinho (MG). O delineamento estatístico usado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições e quatro tratamentos que foram feijão de porco (Canavalia ensiformis DC), crotalária juncea (Crotalaria juncea), soja perene (Neonotonia wightii) e a testemunha (área com vegetação natural espontânea manejada). Percebe-se que de forma geral, as leguminosas Soja perene e Crotalaria juncea não se desenvolveram bem nas condições de estudo, o que pode estar relacionado com a necessidade de adaptação dessas espécies as condições do local. O feijão de porco foi à leguminosa que contribuiu com a maior cobertura do solo e para menores temperaturas e maiores umidades volumétricas no solo.Downloads
Publicado
2011-11-15
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).