11085 - Influência de actinomicetos inoculados a composto orgânico de Crotalária juncea sob o crescimento e produção de biomassa de erva-cidreira [Lippia alba (Mill) N.E.Br.]
Palavras-chave:
erva-cidreira, estreptomicetos, compostagem, plantas medicinaisResumo
A Lippia alba (Mill) N.E.Br. é uma espécie medicinal com propriedades analgésicas, antiespasmódicas, calmantes, sedativas e citostáticas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e produção de biomassa de L. alba em resposta a inoculação de actinomicetos no composto orgânico usado na adubação. Os tratamentos foram compostos orgânicos de Crotalária juncea: CR SI – composto sem inoculação; CR AC16 – composto inoculado com o isolado AC16; CR AC26 – composto com o isolado AC26; CR AC92 – composto com o isolado AC92 e CR AC103 – composto com o isolado AC103. As avaliações de foram realizadas aos 75 e 165 dias após o transplantio. O diâmetro do caule, a biomassa seca de folhas, caule e total não foram influenciados pela inoculação do composto, assim como a altura da planta e biomassa seca da parte aérea na 1ª colheita. Na segunda colheita os tratamentos CR AC16, CR AC26 e CR AC103 favoreceram a altura da planta em relação ao CR SI, obtendo plantas 8,5, 13,8 e 15,9 % maiores, respectivamente e o tratamento CR AC26 possibilitou um incremento na biomassa da parte aérea produzida de 23,16%, em relação ao CR SI.Downloads
Publicado
2012-01-01
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).