10990 - Comportamento de leguminosas herbáceas perene, consorciadas com bananeiras, na região de semi-árido do estado de Minas Gerais
Palavras-chave:
Calopogônio, Cudzu tropical, adubo verde, bananaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento das leguminosas herbáceas perenes cudzu tropical (Pueraria phaseoloides) e calopogônio (Calopogonium mucunoides), consorciadas a cultura da bananeira, na região do semi-árido mineiro. O tratamento controle consistiu em solo capinado. Foram determinadas as taxas de cobertura do solo aos 30; 60; 90; 120; 150; 180; 210; 240 e 270 dias após a semeadura das leguminosas e a capacidade de incorporação de matéria orgânica no solo pela senescencia das folhas. Ambas as leguminosas apresentaram eficiente cobertura do solo, acima de 50%, destacando-se que o calopogônio apresentou melhor estabelecimento inicial. As leguminosas depositaram considerável quantidade de matéria orgânica ao longo do ciclo de avaliações, com destaque ao calopogônio. Os resultados demonstram a potencialidade no uso de leguminosas como cobertura de solo, mesmo em cultivos consorciados com espécies frutíferas como no caso a bananeira, na região do semi-árido mineiro.Downloads
Publicado
2011-11-12
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).