10990 - Comportamento de leguminosas herbáceas perene, consorciadas com bananeiras, na região de semi-árido do estado de Minas Gerais

Autores

  • Mateus Augusto Lima Quaresma Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Fábio Luiz de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo, CCA
  • Diego Mathias Natal da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Eduardo Cesar Costa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, FCA
  • Haroldo Doria
  • Bianca Pinto Mendes
  • Marivaldo Aparecido de Carvalho Professor UFVJM

Palavras-chave:

Calopogônio, Cudzu tropical, adubo verde, banana

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento das leguminosas herbáceas perenes cudzu tropical (Pueraria phaseoloides) e calopogônio (Calopogonium mucunoides), consorciadas a cultura da bananeira, na região do semi-árido mineiro. O tratamento controle consistiu em solo capinado. Foram determinadas as taxas de cobertura do solo aos 30; 60; 90; 120; 150; 180; 210; 240 e 270 dias após a semeadura das leguminosas e a capacidade de incorporação de matéria orgânica no solo pela senescencia das folhas. Ambas as leguminosas apresentaram eficiente cobertura do solo, acima de 50%, destacando-se que o calopogônio apresentou melhor estabelecimento inicial. As leguminosas depositaram considerável quantidade de matéria orgânica ao longo do ciclo de avaliações, com destaque ao calopogônio. Os resultados demonstram a potencialidade no uso de leguminosas como cobertura de solo, mesmo em cultivos consorciados com espécies frutíferas como no caso a bananeira, na região do semi-árido mineiro.

Biografia do Autor

Mateus Augusto Lima Quaresma, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Objetivos: Estudar e desenvolver sistemas de produção voltados a sustentabilidade da agricultura familiar nos vales dos Jequitinhonha e Mucuri.. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Manejo e Tratos Culturais. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Manejo e Conservação do Solo. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Defesa Fitossanitária. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados. Palavras-chave: consorciação e rotação de culturas;; manejo alternativo de pragas e doenças;; manejo da adubação verde e orgânica;; recuperação e proteção de áreas;; manejo em sistemas Agroflorestais;.

Downloads

Publicado

2011-11-12

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>