10972 - Planta espontânea como fonte de alimento para joaninhas
Palavras-chave:
controle biológico conservativo, coccinelidae, alimento alternativoResumo
A diversificação de plantas em agroecossistemas pode favorecer inimigos naturais. No cultivo da pimenta-malagueta é comum a ocorrência de plantas espontâneas, destacando o mentrasto Ageratum conyzoides. Esta espécie vegetal pode auxiliar na manutenção de insetos predadores no campo, contribuindo para o controle de pragas, como o pulgão verde Myzus persicae. Para avaliar a hipótese de que o mentrasto é fonte alternativa de alimentos a predadores, testou-se a sobrevivência das joaninhas Cycloneda sanguinea e Harmonia axyridis expostas a inflorescência da planta. As joaninhas foram avaliadas diariamente por vinte dias, registrando a sobrevivência e também o local na planta onde se encontrava os insetos. A sobrevivência de C. sanguinea aumentou significativamente na presença de inflorescências de plantas de mentrasto. No entanto, a espécie H. axyridis não teve a sobrevivência alterada na presença ou ausência das inflorescências. A manutenção de mentrasto em cultivo de pimenta pode reduzir da taxa de emigração de C. sanguinea, contribuindo para sua conservação e consequentemente reduzindo populações de pulgões nas culturas próximas.Downloads
Publicado
2012-01-01
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).