10908 - Educação popular na Aldeia Verde Maxakali: Diálogo sobre a alimentação
Palavras-chave:
educação popular, indígenas, Maxakali, segurança alimentarResumo
Este trabalho compreende uma das fases de pesquisa sobre a (in) segurança alimentar da população indígena Maxakali da Aldeia Verde, localizada no município de Ladainha, Vale do Mucuri (MG). Após a constatação da insegurança alimentar e da avaliação do estado nutricional de todas as faixas etárias, foram propostas oficinas de investigação local das causas da situação nutricional. As atividades também propuseram o diálogo e a reflexão da comunidade a respeito destas causas e da realidade local. As oficinas adotaram princípios da educação popular, o que propiciou momentos de protagonismo e reflexão local. Apesar de tantos problemas, que perpassam, sobretudo, a questão territorial, a cultura e o modo de viver são esses mesmos desafios que conferem aos Maxakali a esperança e a dignidade de continuar resistindo.Downloads
Publicado
2011-11-13
Edição
Seção
VII CBA - 2. Sociedade , Saúde e Soberania alimentar
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).