10881 - Produção orgânica de manga no Submédio São Francisco na safra 2009/2010.
Palavras-chave:
Irrigação, semiárido, tommy atkinsResumo
O cultivo da manga orgânica nas condições do semiárido brasileiro ainda é muito pequeno comparado ao cultivo convencional. Muito gargalos para a produção e comercialização afetam a expansão do cultivo da manga orgânica. Soma-se a esses fatores limitantes a baixa divulgação de experiência com o cultivo orgânico. A região do Submédio São Francisco, apesar das dificuldades encontradas, vem nos últimos anos adquirindo experiências exitosas de produção da manga orgânica. O trabalho foi realizado na safra 2009/2010, que iniciou em novembro/2009 e terminou em dezembro/2010. Neste trabalho procurou-se relatar em ordem cronológica as atividades e práticas empregadas para produção da mangueira conduzida no sistema orgânico, realizada por um produtor da região. A produção obtida em torno de 22 toneladas por hectare na área acompanhada é considerada boa para o sistema de produção orgânica. Dessa produção 10 toneladas foram exportadas e 12 toneladas foram para o mercado interno. O rendimento de frutos considerando a classificação por tamanho compreendida nas classes 8 (frutos de 500 gramas) a 13 (frutos de 300 gramas) frutos por caixa de 4 kg foi de 85%. Foi encontrada em uma amostragem de frutos realizada na colheita uma incidência de colapso interno de 15%.Downloads
Publicado
2011-11-15
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).