10880 - Efeitos da adubação verde, na forma de pré-cultivo, na produção de diferentes cultivares de alface sob manejo agroecológico

Autores

  • Alexsandro Alves Coelho
  • Gleyce Lacerda da Silva
  • Maria Betânia de Andrade Queiroga
  • José Augusto
  • Jânio Pereira Virgínio
  • Diego Resende de Queirós Pôrto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa.

Palavras-chave:

Lactuca sativa, adubo verde, agroecologia, agricultura orgânica

Resumo

Com o objetivo de avaliar os efeitos de adubos verdes, na forma de pré-cultivo, na produção de diferentes cultivares de alface sob manejo agroeocológico, realizou-se um experimento sob delineamento experimental de blocos casualizados completos, no esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. Os tratamentos das parcelas constaram do cultivo de crotalária (Crotalaria juncea L.), feijão de porco (Canavalia ensiformis DC) e vegetação espontânea. Nas subparcelas os tratamentos constaram de três cultivares de alface (Elba, Verônica e Vanda). As características avaliadas foram: numero de folhas, diâmetro da alface, massa fresca da parte aérea e produtividade. Não houve interação entre as formas de adubação verde e cultivares de alface. Observou-se que não houve diferença entre as cultivares de alfaces avaliadas. A utilização de feijão de porco como adubo verde no pré-cultivo proporcionou maiores diâmetro da alface, massa fresca da parte aérea e produtividade quando comparadas aos demais tratamentos, sendo superior significativamente.

Biografia do Autor

Diego Resende de Queirós Pôrto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa.

Professor de Olericultura do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFPB - Campus Sousa. Lotado no Setor de Agricultura I (Olericultura).

Downloads

Publicado

2011-11-15

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)