10852 - Plantas medicinais cultivadas e utilizadas pelos agricultores das microrregiões Paraibanas: Curimataú e Seridó

Autores

  • Josilda de França Xavier Universidade Federal de Campina Grande-UFCG
  • Josicleide da Silva UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Rosângela Roseane dos Santos UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Renato dos Santos de Albuquerque UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Carlos Alberto Vieira Azevedo UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Aline Costa Ferreira UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Palavras-chave:

cultivo, ervas, fitoterápica, doenças

Resumo

O Brasil é privilegiado com uma das mais ricas biodiversidades vegetal do mundo, destacando uma imensa coleção de plantas com valores medicinais. Objetivou-se neste trabalho, identificar os conhecimentos e a utilização das plantas medicinais pelos agricultores dos sítios Cardeiro município de Soledade,PB e Santa Cruz município de São Vicente do Seridó,PB. O trabalho foi dividido em duas etapas: Etapa I, aplicação de questionários. Etapa II, construção de 10 canteiros. Grau de escolaridade dos agricultores: sítios Cardeiro seis cursaram ensino fundamental I e II completo e Santa Cruz 11 cursaram ensino fundamental I. Foram identificadas 15 espécies de plantas medicinais nos dois sítios. As partes das plantas mais utilizadas pelos entrevistados foram às folhas. O preparo foi o chá por infusão. As plantas medicinais mais utilizadas foram: boldo, capim santo, erva cidreira, espinho de cigano e mastruz. As enfermidades citadas foram tosse, cólicas abdominais e menstruais. As plantas medicinais vêm sendo uma opção terapêutica de baixo custo no tratamento das doenças, com isso as populações rurais estão freqüentemente fazendo uso das mesmas.

Biografia do Autor

Josilda de França Xavier, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Possui Graduação em Biologia pela Universidade Regional do Cariri-URCA Crato, Ceará (2003). Especialista em Desenvolvimento Sustentável para o Semi-árido Brasileiro pela Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior ABEAS e Universidade Federal de Campina Grande-UFCG e Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN (2006). Mestre em Engenharia Agrícola na Área de Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Doutoranda em Engenharia Agrícola - Irrigação e Drenagem. Foi Professora Substituta da UEPB, no Curso Técnico em Agropecuária (2007.2 a 2011.1) dos Componentes Curricular Plantas Medicinais e tecnologias Alternativas para o Semiarido e do Curso Bacharelado em Agroecologia nos Componentes: Princípios e Bases das Ciências Ambientais, Agroecossistemas, Desenvolvimento Sustentável, Agropecuária na Região do Semi-árido (2008.1 a 2011.1). Foi professora da Universidade Estadual do Vale do Acaraú-UVA-CE, Brasil. (2006.1 a 2007.1).

Renato dos Santos de Albuquerque, UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Bacharelando em Agroecologia pela Universidade Estadual da Paraíba; Licenciando em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba, Foi bolsista do SEBRAE no Projeto PAIS durante 2 anos

Carlos Alberto Vieira Azevedo, UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1981), mestrado em Engenharia Civil (irrigação e drenagem) pela Universidade Federal da Paraíba (1984) e doutorado em Agricultural And Irrigation Engineering pela Utah State University (1991). Desde 1993 é professor da Universidade Federal de Campina Grande e a partir de 2003 é Editor da Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, manejo de água, solo e planta, irrigação por sulcos e águas residuárias na irrigação.

Aline Costa Ferreira, UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), Especialista em Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Brasileiro, Mestre em Irrigação e Drenagem pela UFCG (2009) e atualmente Doutoranda em Irrigação e Drenagem pela UFCG. Experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação do Solo e da Água, Manejo Integrado de Bacias, Desenvolvimento Sustentável, Barragem Subterrânea, Reúso de Águas, Irrigação e Drenagem, Técnicas Alternativas de Drenagem e etc.

Downloads

Publicado

2011-11-13

Edição

Seção

VII CBA - 2. Sociedade , Saúde e Soberania alimentar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>