10811 - Experiência de elaboração de materiais educativos para comunidades camponesas dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais
Palavras-chave:
materiais educativos, agricultura camponesa, agroecologiaResumo
Refere-se a experiência de um coletivo de estudantes, técnicos/as e professores vinculados/as à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM na elaboração de materiais educativos com base nos princípios agroecológicos. São apresentados e discutidos dois materiais: uma revista de socialização de experiências, desenvolvida em parceria com a Associação Regional Mucuri de Cooperação dos Pequenos Agricultores – ARMICOPA (2010), e uma cartilha de caráter informativo-reflexivo relacionado ao direito das comunidades tradicionais (2011). Em ambas, lançaram-se mão de “retratos do cotidiano” como elementos de sensibilização e mobilização social. Os pressupostos orientadores dos trabalhos foram a valorização de saberes e o protagonismo do campesinato. Os materiais elaborados representam uma opção pelo diálogo com as populações camponesas e pela construção da agroecologia como paradigma no campo brasileiro.Downloads
Publicado
2012-01-01
Edição
Seção
VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).