10785 - Identificação dos agroecossistemas sustentáveis nos municípios de Remígio, Casserengue e Solânea, no Curimataú Paraibano
Palavras-chave:
Agricultura familiar, semiárido, sustentabilidadeResumo
O trabalho foi realizado na região do Curimataú paraibano. Objetivou-se identificar as entradas e saídas de energia dos agroecossistemas dos municípios de Remígio, Casserengue e Solânea,PB e suas potencialidades. A metodologia consistiu em analisar produção, produção e comercialização, criação animal, biodiversidade, manejo e fertilidade do solo e de planta, controle biológico de pragas e doenças, o fluxo de entrada e saídas de energia nos agroecossistemas. Produção nas propriedades: 100% produzem: feijão, milho, abobora jerimum, fruteiras, hortaliças, plantas medicinais, forrageiras, ornamentais e exóticas. Comercialização: 100% em feira livre. Produção e comercialização: feijão e milho e os animais bovinos, ovinos e aves. Criação animal: 100% das propriedades criam bovinos, ovinos e aves. Biodiversidade: 100% das propriedades possuem vegetação espontânea, mata nativa e animais. Manejo e fertilidade do solo e de planta: 100% consórcios, curvas de nível, rotação de culturas, barreiras de quebra-ventos e adubação orgânica. Conclui-se que os agricultores/as estão cada vez mais buscando alternativas viáveis para as práticas agroecológicas.Downloads
Publicado
2011-11-12
Edição
Seção
VII CBA - 4. Agroecologia e os Biomas brasileiros
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).