10660 - Síntese de pontos críticos referentes a avaliação da sustentabilidade da atividade agroextrativista na região das ilhas de Cametá, Pará.
Palavras-chave:
Indicadores de sustentabilidade, agroextrativismo, agricultura camponesa.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo caracterizar a realidade que envolve as lógicas produtivas familiares da região das ilhas de Cametá, Pará, destacando um quadro de pontos críticos referentes à sustentabilidade da atividade agroextrativista nesta porção da Amazônia tradicional, para futura avaliação de sustentabilidade dos agroecossistemas, baseado em um quadro de indicadores. O trabalho foi desenvolvido no município de Cametá, localizado no território do Baixo Tocantins, com enfoque em sua realidade de ilhas. Foi aplicado roteiro semi-estruturado com objetivo de coletar informações referentes à atividade agroextrativista desta região. As informações foram prestadas por técnicos das seguintes entidades: APACC, EMATER, CART e Colônia Z-16. Foram observados os seguintes pontos críticos nas dimensões: ambiental - perda de solos, redução da diversidade vegetal e animal, qualidade da água, presença de lixo; social - serviços públicos precários, baixo grau de tomada de decisão das famílias; técnico-econômico - endividamento e inadimplência, sazonalidade da renda, falta de assistência técnica, escoamento da produção.Downloads
Publicado
2011-11-12
Edição
Seção
VII CBA - 4. Agroecologia e os Biomas brasileiros
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).