10634 - Percepção do ambiente e estratégias de uso das terras pelos Geraizeiros de Cana Brava, Guaraciama, MG
Palavras-chave:
EtnopedologiaResumo
Objetivou-se neste trabalho, identificar os conhecimentos associados ao solo dos Geraizeiros da comunidade Cana Brava no Norte de Minas Gerais, a fim de trazer em cena as estratégias de convivência e de uso dos ambientes. Foi utilizado das técnicas Mapeamento Comunitário, Turnê Guiada e Conversa Informal para a descrição e uso dos ambientes. Amostras de solos foram coletadas para relacionar o conhecimento empírico e a fertilidade natural. Em função, principalmente da posição na paisagem, vegetação e fertilidade natural dos solos, os moradores da Comunidade reconheceram oito ambientes: Brejo, Vazante, Terra de Cultura, Campo, Chapada, Cerrado, Morro Cascalhado e Reserva do Capão. Os ambientes foram classificados no Sistema de Capacidade de Uso das Terras com o intuito de relacionar os conhecimentos empíricos da população tradicional com os técnicos. Há uma relação estreita entre a diferenciação dos ambientes com a fertilidade dos solos determinadas em laboratório, no entanto, os usos desses ambientes pela população local são mais amplos que aqueles preconizados pela pedologia tradicional.Downloads
Publicado
2011-11-10
Edição
Seção
VII CBA - 6. Saberes Tradicionais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).