10612 - Estimativa de horas de sombreamento em função de latitude, espaçamentos e alturas de árvores em sistemas agroflorestais com cafeeiros no Maciço de Baturité, CE
Palavras-chave:
Sombreamento de cafeeiros, espécies em sistemas agroflorestais, cálculo de insolaçãoResumo
Este trabalho teve como objetivo estimar horas de sombra em função da latitude, espaçamentos e altura de plantas em sistemas agroflorestais com cafeeiros no Maciço de Baturité, CE. Para isso foi feito a listagem e o levantamento de alturas das espécies arbóreas nativas e frutíferas que são comumente empregados em sistemas agroflorestais com a cultura do café no Maciço de Baturité. Foram estabelecidos quatro espaçamentos diferentes entre as árvores e os cafeeiros. O sombreamento no cafeeiro variou de 8,8 horas para 2,9 horas nas situações estabelecidas e, tomando-se como base a sugestão de cobertura do terreno de 50% da área do cafezal, os melhores espaçamentos encontrados foram de 8 m para árvores de 20 e 25 m, de 6 m para árvores de 10 e 15 m e de 4 m para árvores de 5 m. Concluiu-se que a metodologia mostra-se eficiente para o estabelecimento de espaçamentos adequados entre árvores e entre árvores e cafeeiros a partir do sombreamento que essas plantas causam.Downloads
Publicado
2011-11-04
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).