10569 - Dinâmica socioambiental: estudo de caso de uma localidade rural do pampa
Palavras-chave:
cultura, pampa, paisagem, ruralResumo
O território do Bioma Pampa vem sofrendo alterações no processo produtivo, com introdução de culturas industriais, provocando mudanças na paisagem e dinâmica socioambiental dos agricultores familiares que residem neste espaço. Este estudo objetiva analisar a dinâmica socioambiental dos agricultores familiares na localidade rural de Cerro Pelado/Uruguai, onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com agricultores familiares e lideranças comunitárias; observação direta; diário de campo e revisão bibliográfica. Observou-se que a localidade em questão está integrada ao pampa, referencia-se na cultura e até o presente momento não apresenta grandes extensões de cultivos industriais, contribuindo assim, com a permanência da paisagem natural. Os agricultores familiares seguem a tradição que se fundamenta na cultura gaúcha, através da pecuária de corte extensiva e cultiva a identidade do gaúcho, contribuindo com a preservação e caracterização da paisagem no território do Bioma Pampa.Downloads
Publicado
2011-11-12
Edição
Seção
VII CBA - 4. Agroecologia e os Biomas brasileiros
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).