10486 - Pesquisa Participativa: Avaliação de cultivares de café em sistema orgânico na Comunidade de São Felipe, MG.
Palavras-chave:
Coffea arabica, cultivo orgânico, pesquisa participativa, melhoramento genético.Resumo
O objetivo desse trabalho foi avaliar cultivares de café antigas e melhoradas em sistema orgânico, juntamente com os agricultores familiares da Comunidade São Felipe, no município de Espera Feliz, MG. Utilizou-se a metodologia de pesquisa participativa e o experimento foi instalado em delineamento de blocos casualizados com 30 cultivares e três repetições. Foram avaliadas as produtividades no período de 2006 a 2009. Observou-se variabilidade para essa característica em todos os anos de avaliação, destacando-se as cultivares Catucaí Vermelho 20/15, Catucaí Amarelo 20/15, Paraíso MG H 419-1, Sabiá, IBC Palma 1, Catuaí Vermelho IAC 15, Oeiras MG 6851 e as seleções H 514 e H 518 por apresentarem as maiores produtividades na média de quatro colheitas. A participação dos agricultores foi fundamental na execução do projeto por permitir o desenvolvimento de um trabalho voltado para a realidade dos agricultores e principalmente por criar um elo entre cafeicultores e pesquisadores.Downloads
Publicado
2011-11-15
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).