10476 - Uma perspectiva de transformação social: educação do campo aliada a agroecologia
Palavras-chave:
educação popular, agroecologia, educação no campo, educação ambiental, cidadania.Resumo
O presente trabalho descreve a vivência do projeto Arquitetos do Saber o qual tem como objetivo ações de educação ambiental, cidadania e agroecologia promovendo a possibilidade do ensino superior e da educação científica na história de vida dos estudantes do ensino fundamental. No desenvolvimento do Projeto utilizou-se do paradigma da educação popular e da ciência da agroecologia como processo contínuo de educação ambiental e construção de cidadania onde se prevê a educação como um processo de conscientização do aluno buscando a construção reflexiva e a autonomia do aluno num processo crítico e participativo, respeitando e utilizando o saber popular. O projeto proporcionou as crianças uma nova vivência, uma transformação não só em saberes, mas a perspectivas de novos horizontes, a utilização de práticas como educação ambiental, cidadania e agroecologia alicerçadas na educação popular permitiu a troca de saberes, o diálogo e a aproximação entre alunos e monitores.Downloads
Publicado
2012-01-01
Edição
Seção
VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).