107 - Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia em Mato Grosso do Sul: formação de profissionais para harmonizar o desenvolvimento à conservação e melhoria ambiental

Autores

  • Cláudia Pereira XAVIER UEMS.
  • Valtair BETONI UEMS
  • Olácio Mamoru KOMORI APOMS
  • Milton Parron PADOVAN Embrapa Agropecuária Oeste,

Palavras-chave:

formação profissional, pedagogia da alternância, abordagem agroecológica

Resumo

Seguindo um processo de construção participativa, onde se observou a garantia de opinião dos diversos movimentos ligados à Agricultura Familiar, o projeto pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia foi construído nos anos de 2008 e 2009 por uma comissão criada e oficializada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para este fim. O projeto pedagógico prevê o funcionamento do curso seguindo a pedagogia da alternância, no qual os módulos são formados por Tempo-Escola (TE), onde se aprofunda o conhecimento teórico e o Tempo-Comunidade (TC), no qual o objetivo é a interlocução de saberes “científicos” e “populares”. É no Tempo-Comunidade a realização dos estágios supervisionados de vivência dos acadêmicos nas comunidades rurais. O oferecimento do curso foi aprovado pelos conselhos universitários no mês de agosto de 2009, o vestibular aconteceu no mês de dezembro de 2009 com o ingresso de 50 acadêmicos vindos de 20 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. As aulas tiveram início no mês de março de 2010. O curso acontece na Unidade de Ensino da UEMS em Glória de Dourados, MS.

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