107 - Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia em Mato Grosso do Sul: formação de profissionais para harmonizar o desenvolvimento à conservação e melhoria ambiental
Palavras-chave:
formação profissional, pedagogia da alternância, abordagem agroecológicaResumo
Seguindo um processo de construção participativa, onde se observou a garantia de opinião dos diversos movimentos ligados à Agricultura Familiar, o projeto pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia foi construído nos anos de 2008 e 2009 por uma comissão criada e oficializada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para este fim. O projeto pedagógico prevê o funcionamento do curso seguindo a pedagogia da alternância, no qual os módulos são formados por Tempo-Escola (TE), onde se aprofunda o conhecimento teórico e o Tempo-Comunidade (TC), no qual o objetivo é a interlocução de saberes “científicos” e “populares”. É no Tempo-Comunidade a realização dos estágios supervisionados de vivência dos acadêmicos nas comunidades rurais. O oferecimento do curso foi aprovado pelos conselhos universitários no mês de agosto de 2009, o vestibular aconteceu no mês de dezembro de 2009 com o ingresso de 50 acadêmicos vindos de 20 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. As aulas tiveram início no mês de março de 2010. O curso acontece na Unidade de Ensino da UEMS em Glória de Dourados, MS.Downloads
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).