074-Atributos microbiológicos como indicadores de qualidade do solo em diferentes sistemas de manejo
Palavras-chave:
bioindicador, biomassa microbiana, qualidade do soloResumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto de diferentes sistemas de manejo sobre a biomassa microbiana do solo e índices derivados. Os sistemas avaliados incluíram: (i) cana-de açúcar sob cultivo mínimo, em sucessão ao cultivo de feijão-guandu; (ii) sistema agroflorestal; (iii) feijão-caupi, em sistema convencional; e (iv) sistema natural (vegetação nativa). As determinações do C da biomassa microbiana do solo (C-BMS) foram realizadas pelo método fumigação-extração e a atividade microbiana, pelo método da respirometria (evolução de CO2). eterminaram-se, ainda, o quociente metabólico e quociente microbiano. As amostragens de solo foram realizadas à profundidade de 0-0,10 m, num Latossolo Vermelho Distroférrico típico, em Dourados, MS Os valores mais elevados de C-BMS foram detectados no sistema natural (vegetação nativa). Entre os sistemas cultivados, não houve diferenças significativas nos teores de C-BMS e no quociente metabólico. A respirometria no sistema agroflorestal foi semelhante à verificada no sistema natural.Downloads
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).