153 - Aproveitamento econômico sustentável do baru no Assentamento São Manoel, em Anastácio, MS
Palavras-chave:
assentamento rural, agricultores familiares, participante, beneficiamentoResumo
Visando melhorar o beneficiamento do baru por agricultores familiares do assentamento São Manoel, Município de Anastácio, MS, a Agraer/Cepaer, com recursos do CNPq e apoio de um grupo de agricultores, está realizando um trabalho que envolve o desenvolvimento de técnicas de despolpamento e extração da amêndoa do baru e realização de intercâmbio com experiências congêneres. O projeto é intitulado Aproveitamento econômico sustentável do baru, no assentamento São Manoel, Município de Anastácio, MS. Sua execução teve início em 2009, com previsão de término em 2011. A metodologia do trabalho é participativa, onde os agricultores envolvidos participam da execução de todas as atividades do projeto desenvolvidas no assentamento. Espera-se que o grupo e a comunidade possam, após o término do projeto, utilizar e aperfeiçoar os equipamentos e ampliar o intercâmbio e conhecimentos gerados em prol do aproveitamento sustentável do baru e outras espécies do CerradoDownloads
Publicado
2011-06-17
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).