148 - Reprodução de rainhas para melhoramento das colônias de abelhas Apis mellifera pelo método divisão vertical
Palavras-chave:
tecnologias, apicultura, manejo, conhecimentos, produtividadeResumo
A experiência foi desenvolvida na Escola Latino Americana de Agroecologia, Município da Lapa, Estado do Paraná, pelos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia. Trata da construção de tecnologias de manejo na apicultura, acessíveis aos agricultores. O objetivo deste trabalho é o de colaborar com informações práticas sobre o melhoramento de colônias de abelhas Apis mellifera através da reprodução de rainhas. Esta é uma tecnologia ainda pouco realizada pelos apicultores (as). Nosso trabalho traz o método divisão vertical com algumas adaptações como uma forma dos apicultores melhorarem suas colmeias e torná-las mais populosas e produtivas através da produção de novas rainhas. O método é de fácil aplicação não necessitando orfanar as colmeias o que é uma ação de difícil realização pelo apicultor. Com a aplicação do método pode-se verificar a possibilidade de criar novas rainhas para a substituição de rainhas velhas em fase final de reprodução. Se bem conduzido pode formar uma nova colmeia dentro de trinta dias e rainhas novas dentro de 15 dias.Downloads
Publicado
2011-06-17
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).