140 - Acompanhamento biométrico no desenvolvimento de frangos de corte Gigante Negro alimentados com rações comercial e orgânica
Palavras-chave:
avicultura orgânica, ração orgânica, sistemas de produçãoResumo
Na produção animal orgânica o incremento de tecnologias de base sustentável deve auxiliar em toda cadeia produtiva, fazendo com que esse produto diferenciado chegue ao consumidor de acordo com o consumo e a preços acessíveis. Buscar alternativas viáveis de alimentação dos animais é fundamental para o desenvolvimento da produção orgânica. Este estudo reúne dados sobre o desempenho de frangos da raça Gigante Negro em sistema semi-extensivo, comparando a utilização de rações orgânica e convencional. Teve como objetivo a análise biométrica das aves indicando o melhor trato para os animais, assim como o aprimoramento alimentar provindo da produção orgânica. O experimento ocorreu com um período de 90 dias em que foram analisados por meio de sete biometrias. Os animais foram divididos e nutridos com rações orgânica e comercial durante todo o período do acompanhamento. Aos 36 dias de experimento foram submetidos à alimentação verde mais a ração. Os resultados demonstram que a ração orgânica apresentou um crescimento similar à comercial em ganho de peso e conversão alimentar. A ração orgânica como principal fonte de alimentação para frangos de corte não superou a ração comercial, mas obteve desempenho aproximado ao produto comercial.Downloads
Publicado
2011-06-17
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).