145 - Pastagens em conversão agroecológica para sistema silvipastoril
Palavras-chave:
silvipastoril, manejo sustentável, equilíbrio ambiental.Resumo
Visando consolidar as atividades desenvolvidas no estado, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia - FETAGRO iniciou um projeto para implantação de Sistemas Silvipastoris (SSP) com o objetivo de incrementar a produtividade de propriedades familiares. Nessas propriedades, ocorrem interações em todos os sentidos e em diferentes magnitudes. Das propriedades que implantaram o SSP, 77% estavam com plantas em estágios médios de desenvolvimento, variando de 0,5 a 2,8 m de altura. Em 23% das propriedades, o desenvolvimento das plantas ficou prejudicado pelo alto grau de competição com a gramínea da pastagem e alta compactação do solo. Além disso, também foi observado um baixo percentual (10%) de desenvolvimento e sobrevivência das essências florestais. Os resultados indicaram que o desempenho dos estabelecimentos melhorou, mas não trouxe todos os benefícios esperados devido ao pouco tempo de implantanção dos SSP. O aspecto mais positivo da implantação dessa tecnologia foi o aumento da biodiversidade da propriedade e a adoção do manejo da pastagem via pastejo rotacional que resultou na melhora na disponibilidade de forragem.Downloads
Publicado
2011-06-17
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).