136 - Rede de Agroecologia MS: Núcleo Glória de Dourados
Palavras-chave:
sistema participativo, agricultores orgânicos, formação tecnológica, qualidadeResumo
O Núcleo de Agroecologia de Glória de Dourados teve início no ano de 1998 com grupo o de produtores de café orgânico. Durante dois anos se reuniram como grupo informal e somente após certo amadurecimento o grupo se formalizou como associação na época com 26 associados. A associação experimentou a Certificação por auditoria nos anos de 2000 a 2004 pelo IBD (Instituto Biodinâmico de Botucatu), atualmente vem construindo o sistema participativo de garantia como forma de gerar credibilidade aos produtos, tornando a certificação participativa um processo educativo, integrador e dinâmico. Na procura pela aproximação com os consumidores vem buscando desenvolver mecanismos além da qualidade dos produtos agregando a história cultural das famílias produtoras. Essa agregação cultural acontece com a embalagem do café orgânico do Sítio Santa Cecília. Sentindo a necessidade de estudos na área da agroecologia como ciência, o grupo conquista a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia junto a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), situada no município de Glória de Dourados na busca de soluções para resolver o problema da falta de assistência técnica especializada junto a agricultores orgânicos e agroecológicos do estado.Downloads
Publicado
2011-06-17
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).