141 - Condicionadores de solo para serem adicionados a substratos utilizados na formação de mudas e à adubação orgânica de cultivos em geral
Palavras-chave:
agroecologia, hortaliças, microorganismos do soloResumo
Preocupação com a questão ambiental e saúde humana foram as principais motivações para a adoção da agricultura orgânica. Na produção de hortaliças em escala comercial, buscou-se tecnologias para viabilizar a substituição de insumos tais como fertilizantes químicos altamente solúveis e agrotóxicos. Na área de produção de hortaliças, localizada em Dourados, MS, iniciou-se a conversão para sistema orgânico ou agroecológico de produção, a partir de janeiro de 2008. Neste breve relato de experiência, enfatizou-se a utilização de condicionadores de solo, que tiveram a função de inocular microorganismos benéficos no solo (ou substrato). Os condicionadores foram: 1) EM - Bokashi, resíduos orgânicos em fermentação aeróbica; 2) EM - Kenkibokashi, resíduos orgânicos em fermentação anaeróbica e 3) Tsuti - koji, resíduos orgânicos + terra de barranco, em fermentação aeróbica. Nas três opções inoculou-se o EM - 4 (microorganismos eficientes), atual Embiotic® da Korin Meio Ambiente. Descreveu-se, de maneira resumida, a experiência com a preparação destes três condicionadores de solo e os resultados já obtidos com o EM - Bokashi no cultivo de alface e tomate. Para o cultivo destas hortaliças, juntamente com o adubo orgânico (obtido a partir da compostagem de resíduos vegetais e esterco bovino), adicionou-se o condicionador EM - Bokashi, em substratos para a formação de mudas e na adubação das culturas em campo. O objetivo foi o de propiciar maior vigor e sanidade às plantas e consequentemente obter maior qualidade e quantidade de produção. Atualmente iniciou-se a produção de EM - Kenkibokashi e Tsuti - koji, que acredita-se serem alternativas interessantes de condicionadores de solo, pela forma de preparo e materiais empregados.Downloads
Publicado
2011-06-17
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).