113 - Agricultores formando banco comunitário de sementes de adubos verdes em Ivinhema, MS
Palavras-chave:
distribuição de sementes, banco de sementes, manutenção, variedadesResumo
A experiência está sendo desenvolvida no Município de Ivinhema, Estado de Mato Grosso do Sul, e teve início no mês de janeiro do ano de 2008. Contou com apoio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, que por meio de outros parceiros estaduais como Embrapa Agropecuária Oeste e Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul - APOMS possibilitou a concretização deste trabalho importante em nível local. A experiência consiste na formação do Banco Comunitário de Sementes de Adubos Verdes através da distribuição de sementes de qualidade certificadas pelo MAPA envolvendo no início quatro agricultores de três glebas do município de Ivinhema, MS. Estes agricultores receberam 10 quilos de sementes de guandu (canajus cajan), 10 kg de semente de crotalária (Crotalaria juncea) e 10 kg de semente de mucuna-preta (Mucuna aterrima) para que realizassem o plantio, manejo e colheita. Depois da colheita a quantidade recebida seria devolvida para a manutenção do banco de sementes. O programa teve a sua segunda fase em 2009, quando foi distribuída a semente de feijão-de-porco (canavalia ensiformes) e de mucuna-anã (Mucuna deeringiana). Nesta fase foi inserido mais um agricultor. Os principais resultados obtidos com a experiência foi o conhecimento por parte dos agricultores das espécies cultivadas (guandu, crotalária, mucuna-preta, feijão-de-porco e mucuna-anã), o reconhecimento por parte do MAPA do comprometimento dos agricultores com a produção e manutenção do Banco de Sementes é muito importante, pois o agricultor fica com a produção excedente para plantio próprio. O maior ensinamento: é necessário responsabilidade para que aquilo que planejamos visando o alcance de bons resultados, exige-se empenho de todas as partes envolvidas no processo.Downloads
Publicado
2011-06-17
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).